29
Jul 14

Ensemble Monte Mor Associação Cultural é uma associação sem fins lucrativos, criada a 22 de Setembro de 2006, esta associação surgiu da formação de um grupo de música de Câmara (quarteto de trompetes) em 2002. 

O primeiro local onde ensaiava e mais tarde veio a desenvolver o projecto “À descoberta da Música” foi numa das salas adjacentes aos claustros do Convento de S. Domingos em Montemor-o-Novo.

Desde Setembro de 2007 desenvolve o mesmo projecto na sua sede; Rua Bento Gonçalves n.º 14, 7050-155 Montemor-o-Novo.

 

 

Mais importante que formar bons músicos, há que formar bons ouvintes de música. Só assim, com um público formado, informado e exigente, se consegue elevar o nível qualitativo da música.

E é esta a nossa missão. Dotar as crianças de conhecimentos e competências que as façam gostar de música e compreendê-la melhor.
Porque, e para além da aprendizagem directa, a música proporciona um desenvolvimento intelectual e cognitivo global, facilitando assim a aprendizagem das outras matérias.
Proporcionar um maior contacto com a música a todas as crianças… é o nosso grande objectivo, para isso criámos e desenvolvemos os seguintes projectos:

“À descoberta da Música” 

Vocacionado para o ensino do instrumento em regime de curso livre.

 

 

A aprendizagem de um instrumento musical aumenta significativamente o desenvolvimento cerebral, tem efeitos benéficos no desenvolvimento do cérebro e produz alterações duradouras nas capacidades motoras e na estrutura cerebral. A aprendizagem de um instrumento requer a coordenação das mãos e de um estímulo visual ou aditivo. A prática de um instrumento aumenta, provavelmente, a normal maturação das ligações entre regiões motoras e sensoriais do cérebro. 
O desempenho musical é uma capacidade, mas também envolve comunicação, entusiasmo, estilo e outras tantas coisas que não se medem.  

Proporcionar um maior contacto com a música a todas as crianças… é o nosso grande objetivo.

  • Instrumentos; Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Violino, Piano, Contrabaixo, Baixo Eletrico, Flauta Bisel, Clarinete, Acordeão e Percussão (Bateria)
  • Teóricas; Expressão Musical e Formação Musical
  • Classe de Conjunto; Orquestra Orff., Ensemble de Flautas de Bisel, Coro, Ensemble de Guitarra Portuguesa, Ensemble de Violinos, Ensemble de Percussão.

 

Música para as Crianças”
Pela importância que a Música tem e pelos benefícios que traz, defendemos que todas as crianças deviam poder usufruir de aulas de Expressão Musical, com um Professor especializado. Por essa razão, desenvolvemos este Projeto “Música para Crianças” para crianças em idade de Creche, Jardim-de-infância e 1.º ciclo. Com pelo menos uma aula semanal, o proveito destas será visível.

Objetivo central:
Realizar atividades de expressão musical em escolas, Jardim-de-infância ou outras instituições na intenção de:

• Despertar o gosto pela música. • Estimular a expressão rítmica, corporal e musical entre as crianças. • Educar o ouvido das crianças através do contacto direto com a música e com instrumentos musicais. 
Conteúdo das atividades

• Canções visando a formação da voz. • Jogos de Ritmo. • Jogos de audição e memória visual. • Audição de peças de diferentes estilos desde a música de repertório, canções infantis, ou música tradicional de diferentes áreas culturais. • Iniciação aos instrumentos. • Atividades de improvisação. • Atividades de iniciação à interpretação musical. 

Gravação CD
Proporcionar aos alunos a possibilidade de gravarem um CD é uma experiência única. E não só a experiência é única como o produto final ficará para a eternidade. Uma excelente forma de guardar o trabalho dos alunos, para mais tarde recordar. A Ensemble Monte Mor possui um Estúdio Móvel que poderá ser instalado em qualquer Escola, evitando assim deslocações dos alunos e tornando a experiência mais cómoda. Com material de topo e profissionais de excelência fazemos a captação, edição e produção dos CD’s na quantidade desejada. Este serviço destina-se não apenas às nossas Escolas Parceiras mas a todas as interessadas, quer tenham Atividades de Expressão Musical ou não. Até porque, caso as Escolas não tenham Professor de Música, podemos disponibilizar um para, antes da gravação, realizar alguns ensaios com os alunos, ajudando deste modo à preparação para a gravação.

 

 

Danças Urbanas

 

 

 

 A educação musical não passa apenas pela aprendizagem de um instrumento, é necessária um conjunto de formações para que o indivíduo se torne melhor músico e melhor ouvinte.

 

A dança é uma forma de sentir a música, é a música em movimento. Para além de escutá-la, o corpo tem de se mover com ela, o que faz com que seja possível compreende-la.

 

Existem vários tipos de música e por consequência vários tipos de dança; assim surgem as Danças Urbanas:

 

Hip-Hop, dança Contemporânea, R&B, Ragga, House, entre tantas outras que são danças desenvolvidas nas culturas em que estamos inseridos e que nos rodeiam.

 

Na prática, é pegar num pouco de todas as nossas raízes musicais e culturais, conferindo-lhes um toque pessoal.

 

As aulas de Danças Urbanas vão permitir que o indivíduo se torne num bailarino completo em todas as vertentes da dança e possibilitar uma maior ligação com a música. 

 

 

publicado por Ensemble Monte Mor às 00:00
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2015
2014
2013
2012
2011
2010
Posts mais comentados
2 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
OUÇA A NOSSA RADIO EM https://goo.gl/ouzpk3
Gostaria de me inscrever na aula de violão